Para poder emitir nota fiscal no município de São Paulo, é necessário ter acesso ao sistema web que permite a emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Nesse texto, iremos explicar o passo a passo para fazer isso sendo MEI. Para tal, são necessárias quatro etapas:
Etapa 1: Solicitar a senha web da prefeitura para pessoa física;
Etapa 2: Solicitar desbloqueio online para MEI no Portal SP 156;
Etapa 3: Solicitar a senha web da prefeitura para pessoa jurídica.
Etapa 4: Configurar o sistema para emissão das Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas.
Confira abaixo o passo a passo para cada uma das etapas.
Etapa 1. Passo a passo para solicitar a senha web da prefeitura de São Paulo para Pessoa Física.
Passo 1: O primeiro passo é acessar a página senha web da Prefeitura de São Paulo, clicando Aqui
Passo 2: Clique em “Solicitar Senha”.

Uma página com algumas instruções será aberta, contendo um link para solicitar a senha, conforme imagem abaixo:

Passo 3: Clique no local indicado acima para avançar e leia as orientações relativas à Senha Web. Clique em “Avançar” para começar o processo de Solicitar Senha.

Passo 4: O MEI - Microempreendedor Individual - é uma Pessoa Jurídica, sendo assim, selecione a opção “Pessoa Jurídica” e informe o código de imagem.

Passo 5: Caso possua certificado digital é possível liberar a Senha Web de forma automática, sem necessidade de entrega de documentação ou comparecimento ao atendimento.
Para quem não possui Certificado Digital basta selecionar “Não tenho Certificado Digital”, indicado abaixo:

Passo 5: Indique o nº do CNPJ e o do CPF.

O Sistema está preparado para identificar as informações contidas no cadastro da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica, desta forma, em alguns casos ele pode permitir o desbloqueio da senha da Pessoa Jurídica automaticamente. Caso isso aconteça vá para o item 2.1.
Passo 7: Os passos em verde já estão prontos e os em azul devem ser acessados e preenchidos.

Passo 8: Ao clicar no ”Passo 02 – Solicitar uma Senha Web para você”, o sistema abrirá a tela abaixo solicitando a data de nascimento.

Passo 9: Em seguida, preencha o endereço de e-mail e escolha uma senha que deverá conter letras maiúsculas, minúsculas e números, conforme orientação do próprio sistema.

Passo 10: Após escolher a senha e clicar em “confirmar”, abrirá uma tela informando que sua solicitação foi registrada com sucesso. Clique em “Fechar”.

Passo 11: Agora é o momento de selecionar e preencher o “Passo 03 – Cadastrar Pessoa Jurídica”. Clique em “Entrar”.

Passo 12: para o MEI a Razão Social será o Nome seguido do número do CPF, assim como consta no CNPJ e no Certificado de Condição de Microempreendedor Individual. Exemplo: João da Silva12345678900.

Passo 13: Após este preenchimento, o sistema apresentará a mensagem abaixo indicando que o pré-cadastro foi realizado com sucesso.

Passo 14: Imprima a solicitação de Desbloqueio da Senha Web clicando no link “imprimir”.

Passo 15: Ao salvar o documento, realize a impressão do formulário baixado. Ele será similar ao formulário na imagem abaixo:

Passo 16: Após impresso, o documento deverá ser preenchido e assinado, pois isso é fundamental para a próxima etapa.
Etapa 2. Passo a passo para solicitar desbloqueio online para MEI via Portal SP 156.
Prepare a documentação para o desbloqueio da Senha Web e siga os passos abaixo:
Passo 1: Faça login no Portal de Atendimento SP156;

Passo 2: Na tela seguinte, selecione se a sua solicitação é para Pessoa Física ou MEI e se o pedido será feito por você ou será feito através de outra pessoa (procurador);
Passo 3: Faça o envio (upload) dos documentos solicitados;
Passo 4: Acompanhe o protocolo no Portal de Atendimento SP156 e pela caixa de entrada do e-mail cadastrado no sistema Senha Web.
Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status “finalizado” e você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
Etapa 3. Passo a passo para solicitar a senha web da prefeitura de São Paulo para Pessoa Jurídica.
Após criação da Senha Web de Pessoa Física e o desbloqueio no Portal SP 156, será possível criar a senha de Pessoa Jurídica acessando o mesmo portal utilizado no passo 1. Pode parecer confuso, afinal já foi feito um cadastro no mesmo portal, mas a primeira senha cadastrada foi a de Pessoa Física. Agora é a vez de cadastrar a sua senha de Pessoa Jurídica.
Tendo isso em mente, basta seguir os passos abaixo para finalizar o cadastro:
3.1) Acesse novamente o portal Senha Web da Prefeitura de São Paulo e clique em “Solicitar Senha” e repita todos os passos executados no primeiro acesso. Ao colocar o CNPJ e o CPF, o sistema já vai identificar as informações que você cadastrou anteriormente e irá indicar quais informações estão faltando para completar o cadastro. Selecione o “Passo 4 – Solicitar uma Senha Web para Pessoa Jurídica”:

3.2) Informe a Senha de Pessoa Física criada anteriormente.
3.3) Complete o Cadastro da Pessoa Jurídica com o endereço eletrônico e escolha uma senha (poderá ser igual à escolhida para Pessoa Física).

3.4) Ao Clicar em “Confirmar”, o sistema apresentará a tela a seguir informando que a Senha de Pessoa Jurídica foi cadastrada com sucesso e está pronta para uso. Neste caso a senha é desbloqueada automaticamente.

Etapa 4: Configurar o sistema para emissão das Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas
Quem cadastrou e obteve o desbloqueio de sua SENHA WEB, poderá acessar o sistema da NOTA DO MILHÃO com ela.
Passo 01: Se deseja fazê-lo, acesse a página inicial através do endereço eletrônico
https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/login.aspx e clique em “Acesso ao Sistema”.
Passo 02: Em seguida digite seu CNPJ, sua SENHA WEB, o código da imagem e clique no botão “Entrar”.
Passo 03: No campo “Contribuinte”, serão automaticamente listados todos os estabelecimentos inscritos no Cadastro Municipal com a mesma raiz de CNPJ que você possue inscrição ativa:

Passo 4: A configuração do Perfil do Contribuinte é obrigatória e deverá ser efetuada no campo “Contribuinte”.
Passo 5: Selecione a inscrição para o qual deseja configurar o perfil e informe os demais dados solicitados nesta tela.
Passo 06: Campo “DADOS DA EMPRESA
As informações a seguir irão constar na Lista de Prestadores que já estão emitindo a NFS-e. Esta lista estará disponibilizada na página principal do portal da NFS-e e poderá ser acessada por qualquer pessoa.

Nome Fantasia: informe o Nome Fantasia da pessoa jurídica (preenchimento opcional).
Site: Informe o endereço eletrônico da pessoa jurídica, no caso de existir site (página) institucional na Internet(preenchimento opcional).
Resumo sobre a empresa: descreva um breve resumo sobre a empresa e suas atividades. (preenchimento opcional).
Incluindo ou alterando o logotipo da pessoa jurídica: o contribuinte poderá ainda incluir ou alterar o logotipo ou logomarca que será automaticamente apresentado na emissão de cada NOTA DO MILHÃO.
O logotipo não será apresentado na Lista de Prestadores (inclusão opcional).
Passo 07: Campo “DADOS PARA CONTATO”
As informações neste campo são de preenchimento obrigatório. Deverão ser informados o Nome, E-mail e Telefone da pessoa física responsável pelo contato com a Prefeitura deste Município.
O endereço de e-mail informado no campo “E-mail a ser impresso na NFS-e” será apresentado na impressão das NFS-e emitidas por sua empresa (quadro “Prestador de Serviços” da NFS-e) e NFS-e recebidas por sua empresa (quadro “Tomador de Serviços” da NFS-e).

Passo 08: Sugerimos ainda que seja informado um texto de sua escolha (frase de segurança). Esta frase aparecerá em todas as mensagens enviadas pelo Sistema da NFS-e para o seu e-mail, de forma que você tenha segurança da autenticidade do remetente.
O endereço de e-mail informado no campo “E-mail a ser impresso na NFS-e” será apresentado na impressão das NFS-e emitidas por sua empresa (quadro “Prestador de Serviços” da NFS-e) e NFS-e recebidas por sua empresa (quadro “Tomador de Serviços” da NFS-e).

Opção “Desejo receber e-mail automaticamente a cada NFS-e recebida”: Se esta opção for selecionada, você passará a receber automaticamente as NFS-e recebidas no e-mail informado.
Passo 09: Sugerimos ainda que seja informado um texto de sua escolha (frase de segurança). Esta frase aparecerá em todas as mensagens enviadas pelo Sistema da NFS-e para o seu e-mail, de forma que você tenha segurança da autenticidade do remetente.
Passo 10: Campo “IDENTIFICAÇÃO DO CONTADOR”
Este campo não é de preenchimento obrigatório, por isso você poderá deixar esse campo em branco.

Passo 11: Campo “ REGIME DE TRIBUTAÇÃO "
As opções constantes no campo “Opção pelo Simples Nacional” têm preenchimento obrigatório pra isso é só clicar na aba "opção Simples Nacional "
Passo 12: Você deverá selecionar a opção SIMPLES NACIONAL - DAS

Passo 13: Campo : Data início: deverá colocar a data em que está sendo solicitado, ou seja: a data do dia do acesso.
Passo 14: “CÓDIGO DO SERVIÇO PRINCIPAL”
Neste campo serão automaticamente listados todos os códigos dos serviços atualmente vigentes.

Passo 15: Selecione o código do serviço referente ao principal serviço prestado. Este código será selecionado automaticamente na emissão de cada nova NFS-e.
Passo 16: “CATEGORIAS DA LISTA DE PRESTADORES DO SITE”
Selecione ao menos uma categoria de serviços, até o limite de 5 categorias.

Após a autorização para emissão de NFS-e, os dados informados no campo “Dados da Empresa” estarão automaticamente disponíveis na Lista de Prestadores do Site que já estão emitindo a NFS-e, em cada uma das Categorias selecionadas.
Passo 17: Campo “OPÇÕES DO PRESTADOR”
Selecione esta opção caso deseje enviar e-mail automaticamente ao tomador a cada NFS-e emitida.
Neste caso deverá ser informado o e-mail do tomador durante a emissão da NFS-e.

Clicar em GRAVAR!
Pronto! Agora é só acessar o MaisMei para poder emitir a sua Nota Fiscal Eletrônica gratuitamente. Você pode emitir notas fiscais no MaisMei através da plataforma web, ou através do nosso aplicativo mobile, disponível para dispositivos Android e IOS.
Etapa 1: Solicitar a senha web da prefeitura para pessoa física;
Etapa 2: Solicitar desbloqueio online para MEI no Portal SP 156;
Etapa 3: Solicitar a senha web da prefeitura para pessoa jurídica.
Etapa 4: Configurar o sistema para emissão das Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas.
Confira abaixo o passo a passo para cada uma das etapas.
Etapa 1. Passo a passo para solicitar a senha web da prefeitura de São Paulo para Pessoa Física.
Passo 1: O primeiro passo é acessar a página senha web da Prefeitura de São Paulo, clicando Aqui
Passo 2: Clique em “Solicitar Senha”.

Uma página com algumas instruções será aberta, contendo um link para solicitar a senha, conforme imagem abaixo:

Passo 3: Clique no local indicado acima para avançar e leia as orientações relativas à Senha Web. Clique em “Avançar” para começar o processo de Solicitar Senha.

Passo 4: O MEI - Microempreendedor Individual - é uma Pessoa Jurídica, sendo assim, selecione a opção “Pessoa Jurídica” e informe o código de imagem.

Passo 5: Caso possua certificado digital é possível liberar a Senha Web de forma automática, sem necessidade de entrega de documentação ou comparecimento ao atendimento.
Para quem não possui Certificado Digital basta selecionar “Não tenho Certificado Digital”, indicado abaixo:

Passo 5: Indique o nº do CNPJ e o do CPF.

O Sistema está preparado para identificar as informações contidas no cadastro da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica, desta forma, em alguns casos ele pode permitir o desbloqueio da senha da Pessoa Jurídica automaticamente. Caso isso aconteça vá para o item 2.1.
Passo 7: Os passos em verde já estão prontos e os em azul devem ser acessados e preenchidos.

Passo 8: Ao clicar no ”Passo 02 – Solicitar uma Senha Web para você”, o sistema abrirá a tela abaixo solicitando a data de nascimento.

Passo 9: Em seguida, preencha o endereço de e-mail e escolha uma senha que deverá conter letras maiúsculas, minúsculas e números, conforme orientação do próprio sistema.

Passo 10: Após escolher a senha e clicar em “confirmar”, abrirá uma tela informando que sua solicitação foi registrada com sucesso. Clique em “Fechar”.

Passo 11: Agora é o momento de selecionar e preencher o “Passo 03 – Cadastrar Pessoa Jurídica”. Clique em “Entrar”.

Passo 12: para o MEI a Razão Social será o Nome seguido do número do CPF, assim como consta no CNPJ e no Certificado de Condição de Microempreendedor Individual. Exemplo: João da Silva12345678900.

Passo 13: Após este preenchimento, o sistema apresentará a mensagem abaixo indicando que o pré-cadastro foi realizado com sucesso.

Passo 14: Imprima a solicitação de Desbloqueio da Senha Web clicando no link “imprimir”.

Passo 15: Ao salvar o documento, realize a impressão do formulário baixado. Ele será similar ao formulário na imagem abaixo:

Passo 16: Após impresso, o documento deverá ser preenchido e assinado, pois isso é fundamental para a próxima etapa.
Etapa 2. Passo a passo para solicitar desbloqueio online para MEI via Portal SP 156.
Prepare a documentação para o desbloqueio da Senha Web e siga os passos abaixo:
Passo 1: Faça login no Portal de Atendimento SP156;

Passo 2: Na tela seguinte, selecione se a sua solicitação é para Pessoa Física ou MEI e se o pedido será feito por você ou será feito através de outra pessoa (procurador);
Passo 3: Faça o envio (upload) dos documentos solicitados;
Passo 4: Acompanhe o protocolo no Portal de Atendimento SP156 e pela caixa de entrada do e-mail cadastrado no sistema Senha Web.
Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status “finalizado” e você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
Etapa 3. Passo a passo para solicitar a senha web da prefeitura de São Paulo para Pessoa Jurídica.
Após criação da Senha Web de Pessoa Física e o desbloqueio no Portal SP 156, será possível criar a senha de Pessoa Jurídica acessando o mesmo portal utilizado no passo 1. Pode parecer confuso, afinal já foi feito um cadastro no mesmo portal, mas a primeira senha cadastrada foi a de Pessoa Física. Agora é a vez de cadastrar a sua senha de Pessoa Jurídica.
Tendo isso em mente, basta seguir os passos abaixo para finalizar o cadastro:
3.1) Acesse novamente o portal Senha Web da Prefeitura de São Paulo e clique em “Solicitar Senha” e repita todos os passos executados no primeiro acesso. Ao colocar o CNPJ e o CPF, o sistema já vai identificar as informações que você cadastrou anteriormente e irá indicar quais informações estão faltando para completar o cadastro. Selecione o “Passo 4 – Solicitar uma Senha Web para Pessoa Jurídica”:

3.2) Informe a Senha de Pessoa Física criada anteriormente.
3.3) Complete o Cadastro da Pessoa Jurídica com o endereço eletrônico e escolha uma senha (poderá ser igual à escolhida para Pessoa Física).

3.4) Ao Clicar em “Confirmar”, o sistema apresentará a tela a seguir informando que a Senha de Pessoa Jurídica foi cadastrada com sucesso e está pronta para uso. Neste caso a senha é desbloqueada automaticamente.

Etapa 4: Configurar o sistema para emissão das Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas
Quem cadastrou e obteve o desbloqueio de sua SENHA WEB, poderá acessar o sistema da NOTA DO MILHÃO com ela.
Passo 01: Se deseja fazê-lo, acesse a página inicial através do endereço eletrônico
https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/login.aspx e clique em “Acesso ao Sistema”.
Passo 02: Em seguida digite seu CNPJ, sua SENHA WEB, o código da imagem e clique no botão “Entrar”.
Passo 03: No campo “Contribuinte”, serão automaticamente listados todos os estabelecimentos inscritos no Cadastro Municipal com a mesma raiz de CNPJ que você possue inscrição ativa:

Passo 4: A configuração do Perfil do Contribuinte é obrigatória e deverá ser efetuada no campo “Contribuinte”.
Passo 5: Selecione a inscrição para o qual deseja configurar o perfil e informe os demais dados solicitados nesta tela.
Passo 06: Campo “DADOS DA EMPRESA
As informações a seguir irão constar na Lista de Prestadores que já estão emitindo a NFS-e. Esta lista estará disponibilizada na página principal do portal da NFS-e e poderá ser acessada por qualquer pessoa.

Nome Fantasia: informe o Nome Fantasia da pessoa jurídica (preenchimento opcional).
Site: Informe o endereço eletrônico da pessoa jurídica, no caso de existir site (página) institucional na Internet(preenchimento opcional).
Resumo sobre a empresa: descreva um breve resumo sobre a empresa e suas atividades. (preenchimento opcional).
Incluindo ou alterando o logotipo da pessoa jurídica: o contribuinte poderá ainda incluir ou alterar o logotipo ou logomarca que será automaticamente apresentado na emissão de cada NOTA DO MILHÃO.
O logotipo não será apresentado na Lista de Prestadores (inclusão opcional).
Passo 07: Campo “DADOS PARA CONTATO”
As informações neste campo são de preenchimento obrigatório. Deverão ser informados o Nome, E-mail e Telefone da pessoa física responsável pelo contato com a Prefeitura deste Município.
O endereço de e-mail informado no campo “E-mail a ser impresso na NFS-e” será apresentado na impressão das NFS-e emitidas por sua empresa (quadro “Prestador de Serviços” da NFS-e) e NFS-e recebidas por sua empresa (quadro “Tomador de Serviços” da NFS-e).

Passo 08: Sugerimos ainda que seja informado um texto de sua escolha (frase de segurança). Esta frase aparecerá em todas as mensagens enviadas pelo Sistema da NFS-e para o seu e-mail, de forma que você tenha segurança da autenticidade do remetente.
O endereço de e-mail informado no campo “E-mail a ser impresso na NFS-e” será apresentado na impressão das NFS-e emitidas por sua empresa (quadro “Prestador de Serviços” da NFS-e) e NFS-e recebidas por sua empresa (quadro “Tomador de Serviços” da NFS-e).

Opção “Desejo receber e-mail automaticamente a cada NFS-e recebida”: Se esta opção for selecionada, você passará a receber automaticamente as NFS-e recebidas no e-mail informado.
Passo 09: Sugerimos ainda que seja informado um texto de sua escolha (frase de segurança). Esta frase aparecerá em todas as mensagens enviadas pelo Sistema da NFS-e para o seu e-mail, de forma que você tenha segurança da autenticidade do remetente.
Passo 10: Campo “IDENTIFICAÇÃO DO CONTADOR”
Este campo não é de preenchimento obrigatório, por isso você poderá deixar esse campo em branco.

Passo 11: Campo “ REGIME DE TRIBUTAÇÃO "
As opções constantes no campo “Opção pelo Simples Nacional” têm preenchimento obrigatório pra isso é só clicar na aba "opção Simples Nacional "
Passo 12: Você deverá selecionar a opção SIMPLES NACIONAL - DAS

Passo 13: Campo : Data início: deverá colocar a data em que está sendo solicitado, ou seja: a data do dia do acesso.
Passo 14: “CÓDIGO DO SERVIÇO PRINCIPAL”
Neste campo serão automaticamente listados todos os códigos dos serviços atualmente vigentes.

Passo 15: Selecione o código do serviço referente ao principal serviço prestado. Este código será selecionado automaticamente na emissão de cada nova NFS-e.
Passo 16: “CATEGORIAS DA LISTA DE PRESTADORES DO SITE”
Selecione ao menos uma categoria de serviços, até o limite de 5 categorias.

Após a autorização para emissão de NFS-e, os dados informados no campo “Dados da Empresa” estarão automaticamente disponíveis na Lista de Prestadores do Site que já estão emitindo a NFS-e, em cada uma das Categorias selecionadas.
Passo 17: Campo “OPÇÕES DO PRESTADOR”
Selecione esta opção caso deseje enviar e-mail automaticamente ao tomador a cada NFS-e emitida.
Neste caso deverá ser informado o e-mail do tomador durante a emissão da NFS-e.

Clicar em GRAVAR!
Pronto! Agora é só acessar o MaisMei para poder emitir a sua Nota Fiscal Eletrônica gratuitamente. Você pode emitir notas fiscais no MaisMei através da plataforma web, ou através do nosso aplicativo mobile, disponível para dispositivos Android e IOS.
Atualizado em: 24 / 01 / 2022