Principal Dúvidas frequentes DAS MEI: principais dúvidas respondidas

DAS MEI: principais dúvidas respondidas

Última atualização em May 20, 2025

1. Sobre o pagamento do DAS

O que é o DAS MEI?

É a guia mensal obrigatória que reúne os tributos do MEI (INSS, ISS e ICMS) em um único boleto.

Como posso pagar o DAS?

Você pode pagar direto pelo SuperApp da MaisMei. Veja o passo a passo aqui.

O código de barras muda todo mês?

Sim. Toda vez que a guia for atualizada, um novo código de barras é gerado.

Quando o DAS vence?

Sempre no dia 20 do mês seguinte ao mês de referência.

Posso mudar o vencimento?

Não. O vencimento é fixo. Caso perca o prazo, ainda é possível pagar com juros.

O que acontece se eu não pagar?

Mesmo com MEI sem uso ou sem notas emitidas, o DAS continua obrigatório. O não pagamento pode gerar juros, multa e inscrição em dívida ativa.

Preciso pagar DAS após encerrar o MEI?

Sim. Todas as guias geradas até o mês da baixa precisam ser pagas normalmente.

Estou recebendo benefício do INSS. Ainda assim preciso pagar?

Sim. O valor do INSS pode ser isento durante o benefício, mas se ISS ou ICMS acumularem R$10,00 ou mais, serão cobrados.

Consigo pagar o DAS mesmo com a DASN pendente?

Depende. Em alguns casos, a Receita Federal bloqueia a emissão das guias até a entrega da declaração anual (DASN-SIMEI).

2. Compensação e atrasos no pagamento

Quanto tempo leva para o pagamento ser compensado?

O prazo de compensação é de até 15 dias úteis, segundo a Receita Federal.

Pagar com PIX acelera a compensação?

Não. O prazo é o mesmo para todas as formas de pagamento.

E se a guia não for compensada após 15 dias?

Confirme se o pagamento foi concluído corretamente e atualize a guia no app da MaisMei. Se ainda estiver pendente, entre em contato com a Ouvidoria do Simples Nacional.

3. Comprovantes e restituições

Onde encontro o comprovante ou extrato do DAS?

Você pode consultar no seu app bancário por onde realizou o pagamento.

Paguei o mesmo DAS duas vezes. Posso pedir restituição?

Sim. Após 3 meses, acesse o portal e-CAC e solicite a restituição em “Pedido Eletrônico de Restituição”. Lembre-se de alterar o perfil de acesso para “Responsável Legal do CNPJ”.

Paguei o mês errado. Como recebo o dinheiro de volta?

Infelizmente, não há restituição para pagamentos de guias válidas. Ou seja, se você pagou o DAS de um mês diferente do correto, a Receita Federal não devolve o valor. Nesse caso, será necessário realizar o pagamento da guia referente ao mês certo, mesmo que o outro mês já tenha sido pago.

Cancelei meu MEI. Posso pedir reembolso dos DAS pagos?

Não. Após o encerramento do MEI, os valores pagos não são reembolsáveis — exceto em caso de pagamento em duplicidade.

Em casos de dúvidas ou dificuldades nesse processo, entre em contato com a equipe da MaisMei por meio dos canais disponíveis no app ✅