Principal Dúvidas frequentes Como gerar ou alterar código de acesso do Simples Nacional

Como gerar ou alterar código de acesso do Simples Nacional

Última atualização em Mar 21, 2025

Você sabe que o MEI não é obrigado a ter contabilidade formal, e com isso, você pode acabar trazendo algumas responsabilidade que poderia ser de um Contador para você mesmo.

É comum que muitos desistam no meio do caminho, quando você dá de cara com tanta burocracia.

Imagem ilustrativa

Nesse vídeo eu vou te mostrar a importância de ter esse código de acesso e em quais momentos você vai utilizá-lo, e claro, vou te mostrar na prática e sem enrolação como gerar esse código de acesso.

O código de acesso do Simples Nacional é uma sequência numérica de 12 dígitos que é gerada automaticamente pela Receita Federal que permite que quem é optante por esse regime de tributação, seja você do SN ou SIMEI, tenha acesso a alguns serviços que você mesmo pode fazer contra a própria.

Você vai precisar deste código todas as vezes que você precisar por exemplo: consultar sua declaração anual de faturamento DASN você já transmitiu e perdeu seu arquivo, e não sabe onde está.

E se você precisar também fazer seu parcelamento do seu DAS em atraso ou se tiver pago algum valor de DAS em duplicidade e quiser restituir esse valor, é por aqui também.

E se por algum motivo, você precisar de um comprovante de pagamento suplementar do seu DAS, com esse código de acesso, você consegue acessar o programa do PGMEI versão completa e você vai conseguir tirar um extrato dos DAS pagos desde o início da empresa até a data atual.

E se você precisar fazer a baixa do CNPJ, ou precisar comunicar o desenquadramento ou solicitação de enquadramento no regime SIMEI, você vai precisar deste código.

e uma diquinha bônus, tem uma consulta muito boa aqui, que ela te mostra todo o histórico, desde a abertura até o status atual do seu CNPJ, é aqui que você vai ver se seu CNPJ está ativo, desenquadrado ou inapto e se você é optante ou não do MEI.

O processo é bem simples e rápido.

Antes de começar, tenha em mãos o número do CNPJ e CPF e se você tiver declarado seu imposto de renda de pessoa física,vai precisar do número do recibo, mas caso você seja isento, é só pegar o número do título de eleitor e data de nascimento ( se você quiser consultar online, é só acessar esse vídeo aqui, que nós ensinamos como consultar).

Caso você não tenha o Código de Acesso ou precise alterá-lo ou se esqueceu, vai aparecer essa aba : de Clique Aqui, clique para prosseguir!

E só acessar esse site:

http://www8.receita.fazenda.gov.br/Simplesnacional/

Caso você não tenha o Código de Acesso ou precise alterá-lo ou se esqueceu, vai aparecer essa aba : de Clique Aqui, clique para prosseguir

É disponibilizada uma tela para que sejam preenchidos o CNPJ, CPF do responsável pela empresa, e caracteres da imagem (captcha).

Informe o CNPJ, o CPF do responsável pela empresa (ambos apenas com números, sem ponto, barra ou traço),os caracteres da imagem (captcha) e clique em Validar.

Nesse primeiro caso, a pessoa não declarou imposto de renda, por isso, o sistema vai solicitar o número do Título de Eleitor e a data de nascimento do responsável pelo CNPJ.

Mas se você apresentou pelo menos uma DIRPF relativa aos últimos dois exercícios, o sistema exigirá que seja informado o número do recibo de uma delas.

Nessa situação, para o exercício selecionado, informe o número do recibo, com apenas 10 dígitos (sem os dígitos verificadores). O número do recibo está na página 2 (dois) do comprovante de entrega da declaração.

É preciso ter também o número do recibo de entrega da última declaração; ou se você tiver tido rendimentos tributáveis mas não declarou, vai ser informado neste campo e você vai precisar declarar seu IRPF e pagar a multa.

Caso tenha apresentado declaração retificadora, você precisa informar o número do recibo da última declaração transmitida.

Após o preenchimento dos campos exigidos pela página, confirme as informações e clique em Continuar.

A página exibirá o número do Código de Acesso, POR FAVOR, anote e guarde ESSE CÓDIGO, porque você vai precisar dele para todas as vezes que for utilizar ALGUM serviço.

  1. O que fazer se esquecer o Código de Acesso? Não há como recuperar o código de acesso. Neste caso, siga os mesmos procedimentos de criação do código de acesso do item 1, para gerar um novo, que substituirá o anterior.

Anote o código de acesso do Simples Nacional

Abaixo dos dados preenchidos, aparecerá uma mensagem informando o novo código.

Guarde-o em lugar seguro para futuros acessos.