Principal Dúvidas frequentes Quais benefícios podem ser impactados após ser MEI?

Quais benefícios podem ser impactados após ser MEI?

Última atualização em Mar 21, 2025

Quando você se torna um Microempreendedor Individual, você passa a ter direitos como segurado da Previdência Social, com benefícios comuns a qualquer trabalhador que possua registro em carteira.

No entanto, é importante se atender aos critérios tanto do benefício recebido quanto da categoria MEI, que prevê algumas restrições, que são eles:

Benefícios previdenciários:

  • Aposentadoria por invalidez - O aposentado por invalidez que retorna ao trabalho como MEI ou realizando qualquer outra atividade é considerado recuperado e apto ao trabalho, portanto, deixará de receber o benefício por invalidez.

  • Auxílio-doença ou maternidade: A percepção do salário-maternidade está condicionada ao afastamento da atividade desempenhada, sob pena de suspensão do benefício.

Portanto, a formalização como MEI, e o respectivo exercício dessa atividade, poderá ocasionar na suspensão do salário-maternidade.

Benefícios assistencialistas

__Seguro desemprego __- O MEI poderá receber o seguro desemprego, desde que não tenha auferido renda mensal igual ou superior a 1 (um) salário mínimo no período de pagamento do benefício. Para mais informações, procure os postos de atendimento do Ministério do Trabalho.

__BPC-LOAS __'é um benefício sócio-assistencial no valor de 01 (um) salário mínimo mensal concedido ao cidadão que comprove ter uma deficiência de longo prazo que o impeça de trabalhar e manter a si mesmo e à sua família.O Beneficiário do BPC-LOAS que se formalizar como MEI não perderá o benefício de imediato, mas poderá acontecer avaliação do Serviço Social que, ao identificar o aumento da renda familiar, comprove que não há necessidade de prorrogar o benefício ao portador de necessidades

Prouni/ FIES - Um dos fatores que influencia a aprovação nos programas Prouni/ Fies é renda mensal, então vai variar de acordo com a receita da sua empresa.

Bolsa Família etc - o registro no MEI não causa o cancelamento do programa Bolsa Família, a não ser que haja aumento na renda familiar acima do limite do programa. Mesmo assim, o cancelamento do benefício não é imediato, só será efetuado no ano de atualização cadastral.

Por isso, se você tiver algum desses benefícios, fique atento :)