Como emitir CT- e ?
Para começar a emitir CT-e é preciso, antes de mais nada, cumprir alguns requisitos burocráticos. Listamos as necessidades abaixo:
Primeiramente, antes de emitir CT-e, é preciso que a empresa tenha a Inscrição Estadual. Ao realizar a abertura do CNPJ MEI esse registro é feito automaticamente após 72 horas de formalização pelo SINTEGRA.
Como existe a incidência de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre operações de transporte.
Caso não seja gerado automaticamente sua IE neste prazo é necessário acessar o site da Secretaria Estadual da Fazenda do Estado em que foi feita abertura do MEI e solicitar sua inscrição.
Para consultar seu número é só acessar: http://www.sintegra.gov.br/ clicar no estado em que seu MEI foi aberto, inserir seu CNPJ e conferir seu número.
O Certificado Digital é a sua identidade virtual que comprova a autenticidade da empresa e das informações registradas no CT-e. Ou seja, para fazer a emissão do documento você precisa possuir o Certificado Digital.
Existem alguns tipos no mercado, sendo os mais comuns o A1 e o A3. O A3, por exemplo, é um cartão ou um pendrive que pode ser retirado da máquina.
Já o certificado A1 é um arquivo digital e oferece maior mobilidade ao emitir CT-e, já que com ele, é possível fazer a emissão de qualquer dispositivo com acesso à internet. O EmitaCT-e, por exemplo, utiliza o Certificado Digital A1 para emissão do Conhecimento de Transporte.
Se você ainda não tem seu certificado, você consegue obtê-lo através de um de nossos parceiros SOLUTI - é só acessar nosso app na aba " Soluções" e conferir as melhores condições para obter seu certificado digital.
Você precisa de um Sistema a fim de emitir o Conhecimento de Transporte Eletrônico. É com ele que você registra as informações e encaminha para a Receita, ou você pode fazer tudo dentro do próprio site da SEFAZ do seu estado, a grande maioria dos estados já disponibiliza essa opção.
A ANTT especifica que todos veículos destinados ao transporte de carga remunerado, com carga igual ou superior a 500 kg, devem estar inscritos no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC).
No momento em que você for emitir o Conhecimento de Transporte é solicitado o código da RNTRC do caminhão. Além disso, para emitir CT-e, este código precisa estar vinculado ao CNPJ do emissor.
Além das exigências descritas anteriormente, é importante que você tenha em mãos algumas outras informações importantes para a emissão do Conhecimento de Transporte. Tais como CFOP, tomador do serviço, remetente, destinatário, expeditor e recebedor.
1 – Inscrição Estadual
Primeiramente, antes de emitir CT-e, é preciso que a empresa tenha a Inscrição Estadual. Ao realizar a abertura do CNPJ MEI esse registro é feito automaticamente após 72 horas de formalização pelo SINTEGRA.
Como existe a incidência de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre operações de transporte.
Caso não seja gerado automaticamente sua IE neste prazo é necessário acessar o site da Secretaria Estadual da Fazenda do Estado em que foi feita abertura do MEI e solicitar sua inscrição.
Para consultar seu número é só acessar: http://www.sintegra.gov.br/ clicar no estado em que seu MEI foi aberto, inserir seu CNPJ e conferir seu número.
2 – Possuir Certificado Digital
O Certificado Digital é a sua identidade virtual que comprova a autenticidade da empresa e das informações registradas no CT-e. Ou seja, para fazer a emissão do documento você precisa possuir o Certificado Digital.
Existem alguns tipos no mercado, sendo os mais comuns o A1 e o A3. O A3, por exemplo, é um cartão ou um pendrive que pode ser retirado da máquina.
Já o certificado A1 é um arquivo digital e oferece maior mobilidade ao emitir CT-e, já que com ele, é possível fazer a emissão de qualquer dispositivo com acesso à internet. O EmitaCT-e, por exemplo, utiliza o Certificado Digital A1 para emissão do Conhecimento de Transporte.
Se você ainda não tem seu certificado, você consegue obtê-lo através de um de nossos parceiros SOLUTI - é só acessar nosso app na aba " Soluções" e conferir as melhores condições para obter seu certificado digital.
3 – Sistema de Emissão / emissão na própria SEFAZ
Você precisa de um Sistema a fim de emitir o Conhecimento de Transporte Eletrônico. É com ele que você registra as informações e encaminha para a Receita, ou você pode fazer tudo dentro do próprio site da SEFAZ do seu estado, a grande maioria dos estados já disponibiliza essa opção.
4 – RNTRC
A ANTT especifica que todos veículos destinados ao transporte de carga remunerado, com carga igual ou superior a 500 kg, devem estar inscritos no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC).
No momento em que você for emitir o Conhecimento de Transporte é solicitado o código da RNTRC do caminhão. Além disso, para emitir CT-e, este código precisa estar vinculado ao CNPJ do emissor.
Além das exigências descritas anteriormente, é importante que você tenha em mãos algumas outras informações importantes para a emissão do Conhecimento de Transporte. Tais como CFOP, tomador do serviço, remetente, destinatário, expeditor e recebedor.
Atualizado em: 16/02/2022
Obrigado!