Artigos sobre: Dúvidas frequentes

Como gerar ou alterar código de acesso do Simples Nacional

Você sabe que o MEI não é obrigado a ter contabilidade formal, e com isso, você acaba trazendo algumas responsabilidade que poderia ser de um Contador pra si mesmo.

É muito comum que você acabe desistindo no meio do caminho, quando você dá de cara com tanta burocracia.




Nesse vídeo eu vou te mostrar a importância de ter esse código de acesso e em quais momentos você vai utilizá-lo, e claro, vou te mostrar na prática e sem enrolação como gerar esse código de acesso.

O código de acesso do Simples Nacional é uma sequência numérica de 12 dígitos que é gerada automaticamente pela Receita Federal que permite que quem é optante por esse regime de tributação, seja você do SN ou SIMEI, tenha acesso a alguns serviços que você mesmo pode fazer contra a própria.

Você vai precisar deste código todas as vezes que você precisar por exemplo: consultar sua declaração anual de faturamento DASN você já transmitiu e perdeu seu arquivo, e não onde é que está.

E se você precisar também fazer seu parcelamento do seu DAS em atraso ou se tiver pago algum valor de DAS em duplicidade e quiser restituir esse valor, é por aqui também.

E se por algum motivo, você precisar de um comprovante de pagamento suplementar do seu DAS, com esse código de acesso, você consegue acessar o programa do PGMEI versão completa e você vai conseguir tirar um extrato dos DAS pagos desde o início da empresa até a data atual.

E se você precisar fazer a baixa do CNPJ, ou precisar comunicar o desenquadramento ou solicitação de enquadramento no regime SIMEI, você vai precisar deste código.

e uma diquinha bônus, tem uma consulta muito boa aqui, que ela te mostra todo o histórico, desde a abertura até o status atual do seu CNPJ, é aqui que você vai ver se seu CNPJ está ativo, desenquadrado ou inapto e se você é optante ou não do MEI.

O processo é bem simples e rápido.

Antes de começar, tenha em mãos o número do CNPJ e CPF e se você tiver declarado seu imposto de renda de pessoa física,vai precisar do número do recibo, mas caso você seja isento, é só pegar o número do título de eleitor e data de nascimento ( se você quiser consultar online, é só acessar esse vídeo aqui, que nós ensinamos como consultar).

Caso você não tenha o Código de Acesso ou precise alterá-lo ou se esqueceu, vai aparecer essa aba : de Clique Aqui, é só clicar!

E só acessar esse site:

http://www8.receita.fazenda.gov.br/Simplesnacional/

Caso você não tenha o Código de Acesso ou precise alterá-lo ou se esqueceu, vai aparecer essa aba : de Clique Aqui, é só clicar

É disponibilizada uma tela para que sejam preenchidos o CNPJ, CPF do responsável pela empresa, e caracteres da imagem (captcha).

Informe o CNPJ, o CPF do responsável pela empresa (ambos apenas com números, sem ponto, barra ou traço),os caracteres da imagem (captcha) e clique em "Validar".

Nesse primeiro caso, a pessoa não declarou imposto de renda, por isso, o sistema vai solicitar o número do Título de Eleitor e a data de nascimento do responsável pelo CNPJ.

Mas se você apresentou pelo menos uma DIRPF relativa aos últimos dois exercícios, o sistema exigirá que seja informado o número do recibo de uma delas.

Nessa situação, para o exercício selecionado, informe o número do recibo, com apenas 10 dígitos (sem os dígitos verificadores). O número do recibo está na página 2 (dois) do comprovante de entrega da declaração.

É preciso ter também o número do recibo de entrega da última declaração; ou se você tiver tido rendimentos tributáveis mas não declarou, vai ser informado neste campo e você vai precisar declarar seu IRPF e pagar a multa.

Caso tenha apresentado declaração retificadora, você precisa informar o número do recibo da última declaração transmitida.

Após o preenchimento dos campos exigidos pela página, confirme as informações e clique em Continuar.

A página exibirá o número do Código de Acesso, POR FAVOR, anote e guarde ESSE CÓDIGO, porque você vai precisar dele para todas as vezes que for utilizar ALGUM serviço.

O que fazer se esquecer o Código de Acesso? Não há como recuperar o código de acesso. Neste caso, siga os mesmos procedimentos de criação do código de acesso do item 1, para gerar um novo, que substituirá o anterior.

Anote o código de acesso do Simples Nacional

Abaixo dos dados preenchidos, aparecerá uma mensagem informando o novo código.

Guarde-o em lugar seguro para futuros acessos.

Atualizado em: 21/02/2022

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!