Afinal, o que é DAS?

DAS — Documento de Arrecadação do Simples Nacional, é uma guia de pagamento MENSAL que engloba todos os impostos municipais, estaduais e federais, ou seja: é como você, empresário, vai recolher os seus impostos.

Ainda que o MEI não tenha faturamento ou se encontre inativo, você precisa manter a contribuição mensal (DAS) em dias, para garantir todos os benefícios que o MEI tem direito.

Sou obrigado a pagar?

Sim, o valor não pago até a data do vencimento está sujeito à incidência de encargos e inscrição na dívida ativa da União.

Como pagar?

Para realizar o pagamento da sua guia DAS mensal é bem simples, acessando seu app na aba "Meu DAS" você terá três opções para pagar seu boleto, e eles serão apresentados da seguinte forma:

Clicando em "copiar o código" você terá a opção de copiar o código do boleto, ou copiar o código do PIX para efetuar o pagamento diretamente no aplicativo do seu banco.

Selecionando essa opção, você poderá salvar em seu app ou se tiver utilizando a nossa versão web, poderá salvar em seu computador e imprimir o boleto para pagamento no seu banco ou em casas lotéricas de sua preferência.

Esta opção permite que você receba seu boleto diretamente pelo seu e-mail, por lá você poderá imprimir e pagar no seu banco de preferência.

Meu boleto foi recusado pelo banco por ter passado da data de vencimento, como atualizar meu boleto DAS?

Se você esqueceu de pagar seu DAS na data de vencimento da guia, é importante que você clique no botão: para que um novo boleto seja gerado e atualizado com juros e multas, se for o caso.

IMPORTANTE! Cada vez que você aciona o botão “Atualizar DAS” (do menu Meu DAS) uma nova apuração é registrada e um novo código será gerado. Portanto, não é recomendada a utilização desnecessária desse recurso.

Caso você queira conferir essa informação, você mesmo pode entrar no PGMEI da Receita Federal, atualizar um boleto e verificar que um novo código será gerado, é só acessar aqui :

http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/pgmei.app/Identificacao

O que significa cada status:

▪ Não Optante - não optante pelo Simei em determinado período do ano.
▪ Pago - pagamento integral do valor apurado;
▪ Aberto - sem pagamento ou vencido;
▪ Não disponível - guia não liberado/gerado para pagamento.

Efetuei meu pagamento mas consta ABERTO no app, o que fazer?

Esclarecemos que em nosso aplicativo apenas disponibilizamos os boletos gerados pelo Governo, os boletos não são gerados por nós.

É comum que a Receita Federal demore até 20 dias para compensar o pagamento do seu boleto.

Se ainda assim não constar o pagamento em nosso app, é porque ainda não consta no sistema do Governo, pois é da Receita Federal que buscamos as informações.

Mas encontramos um jeito para você ficar despreocupado e não correr o risco de pagar o mesmo boleto duas vezes.

Após ter selecionado a melhor opção pra pagar o seu boleto em seu banco, irá aparecer a seguinte pergunta: "Você já pagou?

Ao clicar em “Sim” você receberá a mensagem de que "Registramos a sua Confirmação de pagamento" efetuada em seu banco.

O que significa isso? significa que faremos consultas diárias à Receita Federal por até 20 dias para validar a compensação do seu pagamento.

Prontinho, agora é só aguardar a Receita Federal compensar o seu pagamento e seu Status estará pago em nosso app :)
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