Artigos sobre: Dúvidas frequentes

Selos de confiabilidade

Se você tentou acessar os canais de serviços do portal do Governo Federal, você percebeu que existem alguns níveis - e para você conseguir acessar esses canais, você precisa obter um "selo de confiabilidade".

E você está se perguntando que raio é isso? como que eu consigo esse negócio? Eu vou precisar pagar alguma coisa?



Na prática, esses selos servem pra dizer pra Receita Federal qual o grau de confiança da sua conta gov.br, para proteger, por exemplo, suas informações sigilosas. É por este motivo que alguns serviços somente podem ser acessados se você tiver um nível de autenticação mais elevado.

Existem três níveis de autenticação: bronze, prata e ouro. Nesse vídeo você vai saber quais são, e como solicitar cada um deles.

Os níveis de autenticação dão segurança para sua identidade, ou seja, garantem que quem está acessando um serviço digital é você mesmo.

Para ter um nível de autenticação seguro, você precisa de pelo menos um selo de confiabilidade que garanta essa segurança.

Não sei vocês sabem, mas a receita federal possui um Centro virtual de atendimento ao contribuinte, mais conhecido como e-CAC - esse portal, serve para qualquer pessoa acompanhar e consultar diversos serviços fiscais relacionados tanto para sua pessoa física quanto para sua empresa.

Os três níveis da conta gov.br refletem a forma como ela é criada ou validada e diferenciam algumas características da conta quanto aos aspectos:

grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário ao criar a conta gov.br, ou seja, quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados;
os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e
as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.

Dessa forma, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.

Para aumentar o nível da sua conta gov.br de bronze para prata, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em "Selos de Confiabilidade".

Atualizado em: 19/09/2022

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!