Artigos sobre: Guias DAS

Paguei a guia DAS e não consta no app, o que eu faço?

Quem emite os boletos disponibilizados pelo MaisMei?



Todos os boletos das guias DAS disponibilizados no aplicativo ou plataforma web MaisMei são retirados diretamente do banco de dados da Receita Federal, através da plataforma PGMEI. Sendo assim, quando o usuário efetua o pagamento da guia DAS disponibilizada no MaisMei, está efetuando o pagamento diretamente para a Receita Federal.

Com quantos dias é compensado o pagamento do DAS MEI?
Após o pagamento, o DAS MEI é compensado em até 15 dias.

Vale lembrar que esse prazo é o tempo que o governo leva para checar todos os dados do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e do pagador e, então, confirmar o pagamento. Apesar do avanço da tecnologia, o governo necessita desse prazo. Afinal de contas, são muitos os pagamentos para conferir.

E se não compensar? Como atualizar pagamentos do DAS MEI?

Se após 15 dias o DAS não constar como pago, pode ser porque o status não foi atualizado automaticamente. Então, você deve saber como acompanhar o pagamento do DAS MEI. A nossa sugestão é para que você clique no botão azul "ATUALIZAR", na aba "Meu DAS" no app MaisMei.


O que fazer se, depois de atualizado o status, ainda não tiver sido feita a compensação?

Para saber como comprovar o pagamento do DAS MEI, é preciso, então, conferir a conta bancária de onde saiu o pagamento. O que acontece, em alguns casos, é que o empreendedor apenas agendou o pagamento e, por algum motivo como a falta de crédito em conta no dia programado, ele não foi efetuado.

Efetuei o pagamento e atualizei o status, mas meu DAS ainda não foi compensado. E agora?

Se depois de seguidos todos os passos acima você ainda verificou a compensação do pagamento em nosso app, é porque ainda não consta no sistema do governo, pois, como você já sabe, as informações são sincronizadas com as da Receita Federal.

É comum levar, em média, 15 dias úteis para o pagamento compensar.

Caso já tenha passado esse prazo, você pode entrar em contato com a ouvidoria do Simples Nacional para entender o que pode ter ocorrido: Clicando Aqui

Atualizado em: 10/01/2022

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